segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Itália - Recife, sem escala!



Oi, gente!

Esse novo post é um presente, e mais uma prova de que é possível, sim, viajar o mundo através dos sabores.
Pra começar, quem não gosta de comida italiana? Acredito que, por aqui, ela tem quase aceitação universal. Uma boa massa, um bom molho, aquela sensação de barriga cheia, de família em torno da mesa, de domingão...A culinária italiana remete nossos sentidos a uma gastronomia simples (mas não simplória), farta, gostosa e agregadora. Lembra-se da macarronada da avó? E da lasagna do domingo?
Estamos falando aqui da boa e verdadeira comida italiana, daquela feita com carinho e cuidado, com ingredientes selecionados e técnica apurada. Afinal, exatamente por sua popularidade, a culinária italiana talvez tenha sido a que sofreu os maiores ataques à sua qualidade. É fácil encontrar uma lasanha em qualquer esquina, mas é bastante difícil encontrar uma verdadeira lasagna italiana.
Pãozinho com tomate marinado
Por isso, fiquei muito feliz em descobrir uma jóia italiana nas terras recifenses. O restaurante Cucina de´Carli, localizado em Casa Forte, é uma dessas dicas que compartilhamos com nossos amigos mais chegados: uma casinha simples, numa ruazinha tranquila, com clima aconchegante, e atendimento de primeira, que faz a gente se sentir em casa.
As proprietárias são de origem italiana, e fazem do restaurante a extensão de suas casas, e um santuário à memória gustativa de suas infâncias. Por isso, tudo lá e feito exatamente como era feito na casa de sua mãe, e de sua avó, na Itália. Segredos e receitas de família que, passados de geração em geração, chegam até a nossa mesa de forma genuína, competente, e absolutamente deliciosa. Só pra constar, todas as massas frescas são produzidas lá mesmo, pelas duas sócias. O cuidado com os ingredientes e o respeito à comida estão presentes já no cardápio. 
Ponto pro lugar!
Fui arrebatada, logo na entrada, pelo imperdível pãozinho caseiro, feito por lá mesmo, servido com excelentes tomates marinados. A combinação é de arrasar! Junte-se a eles um bom azeite, um pouquinho de pimenta do reino, e fica melhor ainda. Por sinal, o cheirinho do pão no forno incensa o salão, o terraço, a casa, e a rua... terminei ficando com pena dos vizinhos!
Lasanha à Bolonhesa
Soube que o prato mais pedido é a conhecida Lasanha à Bolonhesa, e é lógico que não deixei de prová-la. É realmente deliciosa! Massa fresca, leve, ao ponto, e bem fininha, sem ficar aquela "coisa empapada". Molho encorpado e cheio de sabor. Queijo na medida certa, e aquela gratinada que derrete tudo. A porção, individual, é mais do que suficiente, e vai agradar quase todos os paladares, inclusive os mais conservadores. Pro meu gosto pessoal, precisaria apenas de um pouquinho mais de carne moída no molho. Mas eu sou chata, não é??
Espaguetti com camarão
Se preferir, o Espaguetti com Camarão e molho de Queijo também é ótimo. Massa cozida no ponto certo, camarões frescos e macios, e um molho de queijo de sabor leve. Pra quem não gosta de sabores fortes, esse é ideal. 
Anelli de Espinafre
Porém, para mim, o primeiríssimo lugar ficou com o Anelli de Espinafre, Ricota e Amêndoas, que é uma massa fresca em rolinhos, recheada com espinafre, ricota e amêndoas, e coberta com molho bechamel e de tomate. É simplesmente divino! Crocante por cima, macio por baixo, cheio de recheio, e finalizado pela combinação de dois molhos deliciosos. O molho bechamel de lá merece um registro à parte: é um dos melhores que eu já provei! Leve, temperado, sem aquele gosto pesado de amido (até porque não leva), e que deixa um gostinho de noz moscada no final. Soube que é feito da mesma forma que fazia a avó das proprietárias. Juro que na próxima vez vou pedir a receita. Fiquei fã!
Depois de toda essa orgia gastronômica, ainda teve espaço pra o excelente Tiramissu (na grafia em português, porque na original fica Tiramisù). Nada mais italiano, não?
Tiramissu
Pronto! Vinho pra acompanhar, muitas conversas e risadas, e saia de lá com a sensação de felicidade no estômago. Mas o melhor de tudo é, sem dúvida., a simpatia e alegria de D. Albânia e D. Gênova, que estão sempre por lá, contando histórias e nos fazendo sentir um pouco da hospitalidade e da alegria italiana.
Mamma mia!
Até a próxima :)


Ah, se estiver a fim de algo mais leve, pode escolher, sem dó, qualquer salada do cardápio. Todas as folhas utilizadas são orgânicas, e as combinações são excelentes.

CUCINA DE´CARLI 
RUA JADER DE ANDRADE, 163, CASA FORTE.



quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

DNA NATURAL

Oi, gente!
Cantinho pra relaxar

Depois da farra gastronômica de final de ano, e com a proximidade do carnaval, é claro que este post tinha que ser super saudável. Afinal, com o calor que anda fazendo, acho que vou aparecer fantasiada de banhista do Pina, pra ver se aguento o sobe e desce das ladeiras de Olinda... Só que ainda tem um tender inteiro por aqui!
Por isso, aproveitei uma folga e fui re (conhecer) o DNA NATURAL, que aportou por aqui no final do ano passado. A rede de franquias investe na alimentação saudável, e vem se expandido para além do eixo sul-sudeste. A proposta une ambiente agradável a um cardápio rico em opções saudáveis, com destaque para os sucos, wraps e saladas, inclusive no esquema "monte a sua salada".
Pois bem, fui re(conhecer) o lugar, porque esta foi, na verdade, a segunda vez que estive lá. Confesso que minha primeira aventura não foi muito bem sucedida, em parte porque a casa havia acabado de abrir, e ainda estava no momento de ajustes, em parte porque tive o azar de ser atendida por um péssimo garçom, que (graças a Deus) não está mais por lá.
Mas o ambiente era tão legal, e vi tantos elogios, que resolvi reaparecer. Sorte a minha!
Wrap Mignon Especial
O lugar é ótimo :)
Primeiro, a casa está linda, cheia de verde, com espaço para crianças, e mesinhas ao ar livre, bem de frente ao Rio Capibaribe. Um oásis de silêncio e ar puro, o que, por si só, já é um grande atrativo.
Cestinha Crocante
O atendimento está melhorando muito (ok, todos sabemos que este é um problema crônico em nossa cidade), e a comida é muito gostosa.
Na lista dos wraps, o Wrap Mignon Especial vem com tiras de filet, cebolas grelhadas em molho barbecue, tomates e queijo cheddar. Como não sou muito fã de cheddar, troquei (sem problemas) para queijo provolone, e não me arrependi. Excelente! O tamanho é bom, é super molhadinho, e vale como uma refeição. Se preferir menos calorias, vá de Wrap Fast Peito de Peru, que é frio, e leva, além do peito de peru, queijo minas frescal, cream cheese, cenoura e alface.
Muito boa também é a Cestinha Crocante de Frango, que é uma cestinha crocante de massa que abriga a salada de alface com frango desfiado com cenoura, azeitonas e maionese (mais ou menos como o recheio de um sanduiche natural de frango). A casquinha crocante faz o contraponto exato com a cremosidade da pasta de frango, para ser comida junto com o recheio.
Tutti-Frutti ou Termogênico?
Agora, o ponto alto da casa são os sucos. Primeiro, as opções são infinitas, pra todos os gostos (e desgostos). Dos mais simples aos mais esquisitos. E ainda é possível fazer do seu jeito, se os ingredientes estiverem disponíveis. Tudo natural, fresquinho, batido na hora. Nesse calor.......... é pra pedir mais de um!
Pra espantar a TPM
Se tiver que sugerir, o meu preferido, até agora, é o Termogênico, feito com Chá Verde, Abacaxi, Gengibre e Hortelã. Super refrescante, delicioso, e ainda ajuda a emagrecer (dizem, né). Se preferir, vá de Tutti-Frutti, feito com morango, abacaxi e laranja. Ou, se for o caso, afaste o mau humor com o XÔ TPM, feito com morango, melancia, acerola e mel. Não tem como resistir!
Ah, ainda tem salada de frutas fresquinhas, açai, e pratos executivos pro almoço. Acho que vou ter que voltar por lá algumas vezes até perder (ou achar) os quilinhos que eu quero.
Um beijo, e até a próxima!



PS - A loja que eu fui conhecer fica na Avenida Rui Barbosa, 1503, bem em frente ao Colégio Damas. Mas eles tem um outro ponto de venda, no Shopping RioMar, com um cardápio mais reduzido.