Oi, gente!
Esse novo post é um presente, e mais uma prova de que é possível, sim, viajar o mundo através dos sabores.
Pra começar, quem não gosta de comida italiana? Acredito que, por aqui, ela tem quase aceitação universal. Uma boa massa, um bom molho, aquela sensação de barriga cheia, de família em torno da mesa, de domingão...A culinária italiana remete nossos sentidos a uma gastronomia simples (mas não simplória), farta, gostosa e agregadora. Lembra-se da macarronada da avó? E da lasagna do domingo?
Estamos falando aqui da boa e verdadeira comida italiana, daquela feita com carinho e cuidado, com ingredientes selecionados e técnica apurada. Afinal, exatamente por sua popularidade, a culinária italiana talvez tenha sido a que sofreu os maiores ataques à sua qualidade. É fácil encontrar uma lasanha em qualquer esquina, mas é bastante difícil encontrar uma verdadeira lasagna italiana.
Pãozinho com tomate marinado |
Por isso, fiquei muito feliz em descobrir uma jóia italiana nas terras recifenses. O restaurante Cucina de´Carli, localizado em Casa Forte, é uma dessas dicas que compartilhamos com nossos amigos mais chegados: uma casinha simples, numa ruazinha tranquila, com clima aconchegante, e atendimento de primeira, que faz a gente se sentir em casa.
As proprietárias são de origem italiana, e fazem do restaurante a extensão de suas casas, e um santuário à memória gustativa de suas infâncias. Por isso, tudo lá e feito exatamente como era feito na casa de sua mãe, e de sua avó, na Itália. Segredos e receitas de família que, passados de geração em geração, chegam até a nossa mesa de forma genuína, competente, e absolutamente deliciosa. Só pra constar, todas as massas frescas são produzidas lá mesmo, pelas duas sócias. O cuidado com os ingredientes e o respeito à comida estão presentes já no cardápio.
Ponto pro lugar!
Fui arrebatada, logo na entrada, pelo imperdível pãozinho caseiro, feito por lá mesmo, servido com excelentes tomates marinados. A combinação é de arrasar! Junte-se a eles um bom azeite, um pouquinho de pimenta do reino, e fica melhor ainda. Por sinal, o cheirinho do pão no forno incensa o salão, o terraço, a casa, e a rua... terminei ficando com pena dos vizinhos!
Lasanha à Bolonhesa |
Soube que o prato mais pedido é a conhecida Lasanha à Bolonhesa, e é lógico que não deixei de prová-la. É realmente deliciosa! Massa fresca, leve, ao ponto, e bem fininha, sem ficar aquela "coisa empapada". Molho encorpado e cheio de sabor. Queijo na medida certa, e aquela gratinada que derrete tudo. A porção, individual, é mais do que suficiente, e vai agradar quase todos os paladares, inclusive os mais conservadores. Pro meu gosto pessoal, precisaria apenas de um pouquinho mais de carne moída no molho. Mas eu sou chata, não é??
Espaguetti com camarão |
Anelli de Espinafre |
Depois de toda essa orgia gastronômica, ainda teve espaço pra o excelente Tiramissu (na grafia em português, porque na original fica Tiramisù). Nada mais italiano, não?
Tiramissu |
Pronto! Vinho pra acompanhar, muitas conversas e risadas, e saia de lá com a sensação de felicidade no estômago. Mas o melhor de tudo é, sem dúvida., a simpatia e alegria de D. Albânia e D. Gênova, que estão sempre por lá, contando histórias e nos fazendo sentir um pouco da hospitalidade e da alegria italiana.
Mamma mia!Até a próxima :)
Ah, se estiver a fim de algo mais leve, pode escolher, sem dó, qualquer salada do cardápio. Todas as folhas utilizadas são orgânicas, e as combinações são excelentes.
CUCINA DE´CARLI
RUA JADER DE ANDRADE, 163, CASA FORTE.