segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Simplificando o extraordinário


Oi, gente!

Hora de viajar de novo, conhecendo e reconhecendo sabores além-mar.
Quem aqui já comeu trufas negras? Eu não conhecia, e nunca tinha experimentado, até uma temporada inesquecível que passei na Provance.
Fui pesquisar, e descorbri que, na verdade, a trufa negra é um fungo, uma espécie rara e silvestre de cogumelo que nasce embaixo da terra, numa profundidade média de 30cm, e perto das raízes de castanheiras e carvalhos. Por ficarem enterradas, são bem difícies de encontrar, e nessa busca o mais comum é que se utilizem cães farejadores, o que as tornas ainda mais especiais, e caras. Os preços podem chegar a mais de U$1.000,00!!
São pequenas, com uma casca grossa e enrrugada, possuem sabor forte e marcante, e são bastante usadas na alta gastronomia. Se o próprio ingrediente é caro, imaginem o preço que um prato que leva trufas negras pode alcançar num restaurante top?? Definitivamente, não é para todos os bolsos.
Porém, para a nossa alegria, uma mais conhecidas e deliciosas formas de desfrutar o rico sabor da trufa negra vem das receitas simples, caseiras, daquelas presentes nos almoços familiares especiais: o ovo mexido com trufas negras.
Tive a sorte de ser recebida com um desses durante um inesquecível almoço ao ar livre, e sinto até hoje o gostinho marcante da trufa, ressaltado pela cremosidade e pela simplicidade dos ovos mexidos de forma primorosa. A combinação é ideal, mas não deixe os ovos ressecarem. Pra ficar perfeito, eles precisam estar bem cremosos, molhadinhos.
A receita é simples: ovos frescos, uma boa manteiga, e as trufas raladas com ralo grosso. Sal e pimenta do reino a gosto. Ainda tem quem sugira uma pequena quantidade de creme de leite fresco ao final. E voilà!!

Ah, se você quiser a-r-r-a-s-a-r na apresentação do prato, sirva em porções individuais, dentro da casquinha do ovo, usando-a como uma cumbuquinha.
Este é, sem dúvida, mais um sabor fascinante a ser descoberto. Um verdadeiro presente da natureza pois, pelo que pude ver, ainda não se conseguiu, até hoje, cultivá-las.
O bom é que, para nós, pobres mortais recifenses, existem trufas negras em conserva que podem, perfeitamente, ser utilizadas. Bem melhor, né?
Sirva com excelentes torradas, e se prepare para os elogios. Que tal um brunch neste Natal?? 
Um beijo enorme.

Curiosidade Extra: Antigamente, no lugar dos cães, os caçadores de trufas negras usavam porcos.  E eu nem sabia que existiam porcos farejadores!!!